quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Erotides Melo Lima foi a única escola no município de Eusébio a participa da 17ª edição da OBA - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA










A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) e a MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela. Veja todos os detalhes no regulamento da OBA 2014 e veja também detalhes sobre a MOBFOG no regulamento da MOBFOG 2014.

Para participar da XVII OBA e ou da VIII MOBFOG basta preencher a mesma ficha de cadastro que está disponível no link cadastro de Escolas. Ao se cadastrar a Escola passa a receber informações sobre OBA e MOBFOG. Para saber se sua Escola (ou qualquer outra) já está cadastrada na OBA/MOBFOG, favor consultar o link Escolas Participantes.
A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma prova no dia 16/05/14, no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. 
Nossa Escola realizou a prova no dia 16 às 08h da manha foram 24 alunos que realizaram a prova das turmas do 4º e 5 º nível 2. O professor colaborador foi o professor Jairo Cardoso, que desde o mês de março foi preparando os alunos para competição, que graças a Deus foi um sucesso, com média 8,45 infelizmente não chegamos alcançar a nota de corte, ,mas idealizamos um sonho de poder competir a nível nacional com uma competição de 1º mundo. Parabéns professores, alunos, e núcleo gestor, pela brilhante ideia e aprendizado. Em breve estarei fazendo a data da cerimônia de premiação, contamos com a estimada e prezada secretária de educação professora Ivonilde dos Santos. Acompanhe a lista dos alunos participantes da OBA:
1º Ana Lídia Moreira da Silva – 5º B
2º Kauan Bezerra Monteiro – 5º A
3º Marcelo Murilo Cruz Araújo – 4º A
4º Sabrina Araújo Moreira – 4º B
5º Francisco Welington Acácio Paulino – 4º B
6º Ana Karen Lima Bastos – 4º A
7º Pamella Soares Reis – 4º A
8º Jenifer da Silva Soares – 4º A
9º Rian Morais da Costa – 5º B
10º Antonia Yara Barros da Silva – 4º A

11º Yngrid Lima Pereira – 5º A
12º Larissa Moura das Neves – 5º B
13º Francisco Rafael Silva Sousa – 5º B
14º Stephany Cristhiny Figueiredo Fernandes – 4º B
15º Gabriel de Lima Souza – 5º A
16º Alexsandra da Silva de Oliveira – 5º B
17º Bianca do Nascimento Oliveira – 4º B
18
º Kauan Magalhães Costa – 4º B
19º Alane dos Santos Ribeiro – 4º A
20Carlos Emanuel Cipriano de Souza – 5º A
21º Mávila Batista Pio – 4º A
22º Querém Hapuque da Silva Lira – 5º A
23º Nicole Silva Pimentel – 5º A
24º Francielia de Andrade Pinto – 5º B

Escola Erotides Melo Lima obteve a maior nota no IDEB 2013 na turma do 5º Ano.



























Quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Eusébio alcançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, médias a partir de 6,0 no 5o ano, considerado idêntico ao de países do primeiro mundo e previsto pelo Ministério da Educação (MEC) para ser alcançado pelo Brasil somente em 2022. O destaque é para a Escola Erotildes Melo Lima, que obteve nessa categoria o melhor resultado – 6,4. A Escola Adelino Bezerra ficou em segundo lugar, com 6,1 e as escolas Eduardo Alves Ramos e Mário Sales atingiram a média de 6,0.
 
Além desses resultados auspiciosos, o município de Eusébio ficou em primeiro lugar no Ideb na Região Metropolitana de Fortaleza, com média de 5,7 para os anos iniciais (1o ao 5o ano) do ensino fundamental e em terceiro lugar nas séries finais com média de 4,9. A nota eusebiense também ultrapassou a média nacional que ficou em 5,2 e a do Estado do Ceará, que foi de 5,5.
 
A evolução da Educação em Eusébio pode ser conferida pelos índices dos anos anteriores. No ano de 2005, a média para as séries iniciais e finais era de 3,8. Em 2007 essas notas passaram para 3,9 e 3,8, respectivamente. Em 2009 foi para 4,8 nas séries iniciais e 4,3 para as finais e, em 2011 as médias alcançaram 5,4 e 4,6.
 
Segundo a secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde dos Santos, o Eusébio hoje tem consolidado o tempo integral em 100% das escolas da rede municipal, o que possibilita um reforço no aprendizado dos alunos. Destaca ainda que os professores agora permanecem mais tempo na escola, já que as capacitações são realizadas no próprio âmbito escolar, através dos coordenadores pedagógicos. “Dessa forma os professores dedicam mais tempo para o aluno, dando um atendimento mais próximo a cada um”, destaca.
 
A secretária observa que outro projeto que tem possibilitado ganhos no ensino-aprendizagem dos alunos é o “Ondas da Leitura”, que incentiva a leitura, a escrita e a interpretação dos discentes. “Os nossos alunos do Fundamental 1 também conhecem bem as quatro operações de matemática e chegam às séries finais já com essas habilidades”, comenta.
 
Afora esse aporte na aprendizagem, a secretária assevera que os coordenadores pedagógicos agora estão mais presentes nas unidades escolares, dando suporte e assessorando os professores. Observa, ainda, que nas sextas-feiras, ela fica à disposição dos técnicos para receber relatórios com os avanços e as dificuldades encontradas e na oportunidade já são buscadas formas de superação das dificuldades. “Estamos desta forma trabalhando de forma integrada com as escolas, acompanhando de perto as ações desenvolvidas e dando o suporte necessário para que o nível do ensino-aprendizagem melhore cada vez mais”, observa a secretária.
 
O resultado é comemorado pelo Prefeito Júnior que destaca o empenho de todos que fazem a Educação no município. Ela observa que adotou a educação como um das principais prioridades de sua gestão, por considerar ser um meio de inclusão, desenvolvimento e ascensão social, e reconhecidamente, a maior riqueza de um país. “Nosso tempo integral, hoje modelo em todo o Estado, não só com esportes e artes. Nele, os alunos têm reforço tanto no ensino do português, como no da matemática, e isso tem possibilitado ganhos enormes para a aprendizagem", frisou.
 
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.