quinta-feira, 31 de julho de 2014

Projeto nas Ondas da Leitura Copa do Mundo 2014 na Escola: Desfile das Bandeiras dos Países








































A Escola Erotides no mês de maio realizou um Projeto nas Ondas da Leitura Copa do Mundo 2014 na escola foi algo memorável  cada turma e funcionários da escola escolheram seu país para tratar de seu costumes, cultura, um espetáculo promovido pelos docentes de nossa escola.
A efervescência cultural, social e econômica pela qual o Brasil passa por ser sede do mundial faz com que crianças e jovens sejam bombardeados com informações que, na escola, se tornam úteis na construção de novos saberes. "O fator isolado mais importante que influencia o aprendizado é aquilo que o aprendiz já conhece", afirma David Paul Ausubel (1918-2008) no livro Psicologia Educacional (David P. Ausubel, Joseph Novak e Helen Hanesian, 625 págs., Ed. Interamericana, edição esgotada). Cabe ao professor, em seu planejamento, identificar isso. Assistindo aos telejornais ou lendo notícias em jornais, revistas e sites, por exemplo, eles acompanham a construção dos estádios nas cidades que abrigarão os jogos. "Estudar a estrutura das arenas possibilita abordar vários conteúdos de Ciências, como a tecnologia aplicada na drenagem do gramado", comenta Cristian Annunciato, coordenador da Abramundo.
Mas nem tudo pode ser trabalhado pelo viés do campeonato. "É preciso que a Copa seja um contexto pertinente para o que está previsto no ano, e não o contrário. Aquilo que os alunos têm de aprender em cada etapa de ensino é soberano e não deve ser modificado por causa de um evento social", afirma Débora Rana, formadora do Instituto Avisa Lá e coordenadora pedagógica da Escola Projeto Vida, em São Paulo. Além disso, de acordo com ela, não faz sentido relacionar tudo, durante o ano todo, à Copa. "Crianças em processo de alfabetização, por exemplo, não devem só fazer listas de nomes de jogadores ou de outros itens ligados ao futebol", ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário